Retrospectiva 2016: 5 sacadas geniais de marketing digital, que marcaram o ano!

A cada ano, as marcas mostram um domínio maior dos canais digitais e conseguem bolar ações de marketing que conquistam o público e causam grande impacto.

Criatividade e um bom planejamento podem fazer com que até o mais banal dos comunicados tenha grande repercussão e caia na graça de milhões de usuários conectados, promovendo a marca, atraindo novos clientes e mantendo o interesse do público.

Empresas grandes e pequenas têm a oportunidade de brilhar no universo digital – o segredo é caprichar no conteúdo, criar ações inovadoras, tratar de assuntos relevantes e aproveitar as chances que o próprio ambiente da internet proporciona.

Relembre algumas empresas que tiveram grandes sacadas e protagonizaram boas ações de marketing digital em 2016.

1. Halls admite erro e retoma fórmula antiga

No fim de  2015, a Halls reformulou um de seus produtos, o Halls Mini, lançando uma nova versão da bala com açúcar. A reação dos consumidores à nova fórmula não foi muito positiva, e a marca começou a receber reclamações e pedidos para que o produto antigo voltasse a ser vendido.

Diante das críticas, a marca decidiu atender aos pedidos e voltar à fórmula original da bala, e o comunicado foi feito ao público de forma bastante criativa. A Halls divulgou um vídeo bem-humorado em sua página no Facebook no qual um personagem que representa o gerente do SAC explica o acontecido e revela que o produto antigo voltará a ser vendido.

Com a ação, a marca mostrou-se transparente, admitiu um erro e voltou atrás de uma forma que conquistou o público: o vídeo tem mais de 4 milhões de visualizações e foi compartilhado por mais de 5 mil usuários.

2. Quem disse, Berenice? apoiando o empoderamento feminino

A Quem disse, Berenice? lançou, nos canais digitais da marca, uma campanha que buscava levar as consumidoras da marca às lojas. A campanha, que partia do ponto de que a vida das mulheres é cheia de “nãos”, apoia a liberdade feminina em vários aspectos e convida a uma visita a uma loja para a retirada de um brinde: um produto da marca, escolhido pela pessoa em um cadastro disponibilizado no hotsite da campanha.

No total, a marca ofereceu mais de 265 mil brindes que podiam ser retirados em lojas de vários estados do Brasil, mas a campanha impactou um número muito maior de pessoas: o vídeo de divulgação, postado na página da Quem disse, Berenice? no Facebook já contabilizou mais de 39 milhões de visualizações. Já no YouTube, o mesmo vídeo ultrapassou a marca dos 6 milhões de plays.

Além de levar seus produtos para pessoas novas e incentivar a visita às lojas, a marca recebeu muitas respostas positivas e elogios pelo conteúdo da campanha – o vídeo traz mulheres de várias idades e tipos de corpo e apoia o empoderamento feminino, tema que esteve bastante em evidência durante o ano.

3. Bis contorna erro e aproveita as críticas para interagir com o público

A Bis pensou em uma maneira criativa de responder aos comentários negativos de um de seus posts na página da marca no Facebook.

A marca postou uma imagem para falar do Bis Xtra e os usuários da rede foram rápidos em notar alguns erros na montagem – a diferença entre as mãos do modelo e a desproporção no tamanho das figuras.

Em reação às críticas, a posição da marca não foi ignorar os comentários nem tirar a imagem do ar: as respostas adotaram um tom de brincadeira e vieram com várias novas montagens e variações da postagem original.

O resultado da interação foi uma visibilidade ainda maior para a marca, que conseguiu conquistar milhares de curtidas em cada uma das repostas. A repercussão foi tamanha que há quem acredite que os erros da primeira imagem foram propositais. Mas, proposital ou não, a ação mostrou-se uma boa tática para gerar engajamento e interação com o público.

4. Netflix e o comercial para divulgar a nova série Stranger Things

 

São Paulo – “Nenhum mundo é mais invertido que os anos 80”.

Com essa referência à sua mais nova série original, “Stranger Things”, a Netflix apresentou uma nova campanha promocional.

No vídeo, a marca usou uma “boneca maligna” da Xuxa, brinquedo famoso entre as crianças dos anos 80 e alvo de diversas lendas urbanas.

No comercial, um quarto está repleto de brinquedos daqueles anos – hoje todos ícones retrô (alguns valendo um bom dinheiro nos dias de hoje).

Já a boneca Xuxa sussura “Demogorgon”, o monstro que aparece na primeira temporada de “Stranger Things”.

É claro que nem precisa falar o quanto essa campanha bombou na rede, era posts, compartilhamentos e muitos, muitos likes para a campanha!

5. Briga entre Bob’s e McDonald’s 

ovomaltine

E o que falar da campanha que para nós foi a melhor de todo o ano. Sim, estamos falando do milkshake de Ovomaltine da discórdia!

Caso você não lembre, no mês de Setembro a internet praticamente parou para ver o anúncio de um novo produto na rede McDonald’s. O McDonalds vinha lançando uma série de teasers anunciando que uma grande novidade, um clássico estava chegando ao cardápio da rede.

O primeiro vídeo foi divulgado no Facebook domingo, dia 11/09, já criando uma grande expectativa entre os fãs da marca.

A expectativa foi crescendo conforme mais teasers eram divulgados:

milkshake-de-ovomaltine

No fim, a novidade era: a marca Ovomaltine fechou um acordo com o McDonalds e agora a rede também apresenta o sabor entre suas opções de milkshake!

Com a repercussão alcançada, a ação parece ter sido um sucesso. Mas a cutucada ficou clara: o Milkshake de Ovomaltine é a marca registrada do concorrente, Bob’s. A provocação não ficou barata e o Bob’s revidou:

milkshake-bobs

A briga das duas marcas foi tão boa e absurda que, outras grandes empresas de fast-food aproveitaram o buzz e obtiveram ótimos resultados com posts inteligentes sobre  a treta!

O Burger King usou uma referência de Harry Potter e aproveitou para ressaltar a carne grelhada que é a marca de seus sanduíches:

burger-king

E o Girafas embarcou na onda com sua variedade de sabores:

giraffas

No fim de tudo isso, os resultados foram impressionantes para todas as marcas e quem acabou vencendo na briga foi a audiência e a qualidade do conteúdo!

Inspire-se nesses cases e comece já a planejar as ações de marketing da sua empresa em 2017!

Nosso recesso:

2016 foi um ano desafiador para nós da Deep DigitaL por isso, anunciamos que vamos tirar um merecido descanso pausando nossas atividades no dia 23 de Dezembro e retornando dia 9 de Janeiro. Até lá nossos canais de atendimento, estarão funcionando normalmente.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2017

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Jorge Curuchet

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