O que é Design Estratégico?

Você já se perguntou o que é Design estratégico? Independente do setor de atuação, o design estratégico repercute no mercado competitivo brasileiro, hoje bastante concorrido. E não é por menos, os clientes estão, cada vez mais, bem informados e exigentes com os produtos/serviços que consomem.

Diante desse cenário, a inovação é quase uma obrigação das empresas que desejam se manter e alcançar destaque no mercado. Apostar em novos modelos de gestão, ferramentas modernas e metodologias criativas é um quesito essencial para alcançar tais objetivos.

Trazer o pensamento estratégico para o design é observar todo o contexto que cerca o desenvolvimento que faremos, seja de um produto, de um serviço, de uma marca ou coleção.

Objetivos específicos do design estratégico:

    • Traduzir a subjetividade do design para uma linguagem objetiva.
    • Permitir que o design tenha direcionamentos claros para o desenvolvimento de novos produtos.
    • Manter a coerência entre o design e a marca.
    • Criação de guideline ao desenvolvimento de novos produtos apoiados na estratégia da marca.
    • Planejar ciclos de desenvolvimento de novos produtos e evolução da linguagem de design.
    • Criar cenários de inovação alinhados com os cenários externos, a marca e novas tecnologias.

Design estratégico

Afinal, o que é design estratégico?

O design estratégico é uma nova abordagem do design, na qual, seus métodos e práticas são incorporados à gestão e administração do negócio, auxiliando no branding.

Essa ferramenta se difere do design “puro”, pois as soluções desenvolvidas por meio dela vão muito além do âmbito visual e estético. Ou seja, o design estratégico visa eliminar as subjetividades do design tradicional, garantindo uma linguagem mais objetiva e um direcionamento mais específico.

As soluções são elaboradas a partir de diversos elementos estratégicos, como o plano de negócios e o posicionamento da marca. Assim, o designer desenvolve seu trabalho com uma visão mais ampla e concreta sobre as necessidades do mercado, da empresa e do seu público.

E quais são seus principais benefícios?

O design estratégico pode (e deve!) ser utilizado em empresas de qualquer setor e porte, uma vez que, sua aplicação traz uma série de mudanças significativas e positivas.

Destaque e fidelização

Um dos principais benefícios é a diferenciação da concorrência, pois uma marca com design inovador possui maior valor agregado. Os bons resultados, ao tentar despertar interesse e fidelizar determinado público, se tornam mais garantidos quando a identidade visual é desenvolvida em concordância com o perfil desses clientes.

Coerência e mudanças

Outro ponto importante é a coerência entre o design e a marca. É preciso transmitir aos consumidores tudo aquilo que a empresa realmente é. Dessa forma, o design estratégico pode, inclusive, abrir espaço e incentivar transformações internas, criação de novas oportunidades e adaptação às mudanças do mercado.

Redução de custos e aumento do lucro

Por fim, podemos citar as vantagens financeiras. Por auxiliar no processo de desenvolvimento de produtos/serviços e no gerenciamento criativo de projetos, o design estratégico pode auxiliar na redução de custos. Além disso, quando bem-sucedido, aumenta o número de vendas, garante maior fatia de mercado e proporciona um melhor retorno sobre o investimento.

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Jorge Curuchet

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