A importância do design nos novos negócios
O sucesso de toda empresa estruturada e principalmente dos startups, depende do seu poder de sedução junto ao público, que deverá se identificar e apostar na ideia apresentada. Entretanto, nos dias de hoje, não basta apenas uma ideia bacana, um produto útil e inovador e uma campanha de marketing impecável: é preciso ainda ter um design funcional e muito atrativo e isso nos faz pensar na importância do design nos novos negócios.
Para que o público se converta em consumidor, cliente ou usuário do seu negócio, a empresa deve oferecer não apenas um produto específico e de qualidade, mas prezar pela forma como esse produto e até mesmo o próprio negócio são apresentados.
É nesse ponto que se encontra um fator para o sucesso de muitas empresas, bem como para o fracasso de outras. Reconhecer a importância do design nos novos negócios, é uma atitude vital e que não deve ser vista como um recurso acessório, mas sim como uma das condições de possibilidade reais de crescimento.
A primeira impressão é a que fica!
Imagine uma cena onde um consumidor vai ao mercado comprar milho para pipoca, ao passar por dois ou três corredores ele encontra a prateleira que contém duas marcas de milho para pipoca: a marca A que ele já conhece, com uma embalagem padrão transparente e mais cara que a marca B, que custa a metade do preço, tem um volume maior de produto, porém tem uma embalagem cinza escura que não permite o consumidor ver os grãos do milho.
Perceba que por um simples detalhe de design, a marca A tem grandes chances de continuar sendo a marca escolhida pelo consumidor, mesmo sendo mais cara e com menos quantidade de produto. Afinal, se não se pode ver o produto, como o consumidor poderá trocar o certo pelo duvidoso? Não digo que se a embalagem do produto B fosse transparente, o consumidor iria optar por ela, mas com certeza a primeira impressão seria bem melhor e o produto ficaria mais competitivo.
É preciso um profissional da área?
Muitas empresas ainda não tem consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de Design. A identidade visual de sua empresa faz toda a diferença no que se diz respeito a imagem que ela passa ao cliente quando ele a visualiza.
Quase todo mundo julga ter habilidades para fazer Design e isso é lógico e perfeitamente compreensível, pois estamos em contato com ele o dia todo através de embalagens, impressos, revistas, anúncios e peças do nosso cotidiano que muitas vezes passam despercebidas mas que são, bem feitas ou não, por Designers e pessoas que estudaram para isso.
Certamente um profissional da área, terá todo o conhecimento necessário para viabilizar a sua ideia, ou aconselhar a reformulação para algo mais funcional. É legal ter aquele sobrinho na família que está estudando design, porém lembre-se que estamos tratando do seu negócio aqui e mais do que linhas e cores, é a sua marca que está em jogo e por isso, aconselhamos sempre buscar um profissional com vivência no mercado, ele terá a bagagem necessária para atender a sua necessidade.
Tome nota:
Ignorar a importância do design nos novos negócios é fechar portas para a obtenção clientes, podendo gerar, inclusive, uma imagem de “amadorismo” ou “despreparo” para a empresa. Há quem considere o investimento em design (logotipo, website, cartão de visitas e material gráfico) muito alto para um prazo relativamente curto, no entanto, bons exemplos comprovam que, a médio/longo prazo, tal investimento torna-se decisivo nos lucros, uma vez que o visual agrega valor à marca e gera proximidade com os clientes, diferenciando uma empresa das demais.
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